Thiago de Paula: Quando surgiu a ideia de criar o blog e o que o levou a criá-lo?
Gustavo Carrera: Antes mesmo da popularização dos blogs e do Twitter eu já utilizava o email para compartilhar coisas interessantes com os amigos. Em 2005, eu já colecionava e-books, discografias e outros materiais multimídias e aproveitava para compartilhar com os uma lista extensa de amigos por email. O interessante aqui é que todos eram copiados em aberto e assim iniciava-se uma conversa de muitos para muitos. De fato que alguns ficavam irritados, mas se não fosse por isso talvez hoje não teria feito meu blog.
Quando tive meu primeiro contato com o Twitter, comecei a compartilhar as coisas que achava interessante na minha própria conta pessoal e foi aí quae tive um insight e vi que tudo poderia se encaixar dentro de um contexto maior. Minha única preocupação foi criar um nome interessante para sustentar o conceito das coisas legais que eu compartilhava e que as pessoas reconhecessem o conceito na hora que entravam em contato com ele. Foi aí que nasceu o Twitter do muitolegal. Em 2008, meu perfil já era um dos 20 mais seguidos do Brasil e comecei a ficar reconhecido graças ao encurtador de links Migre.me que rankeia os clicks e retwitts dos usuários. Mas comecei a ficar incomodado com o fato que algumas pessoas não davam o devido crédito as coisas interessantes que eu encontrava e então eu decidi que era necessário complicar um pouco mais para ficar mais reconhecido pelas minhas descobertas. Foi quando nasceu o muitolegal blog.
Thiago de Paula: Na sua opinião, se o twitter não existisse o blog teria a mesma propulsão?
Gustavo Carrera: Cerca de 40% da visitação diária do blog vem do Twitter, se não fosse por ele muita gente não descobriria o blog.
Thiago de Paula: O que um blog deve possuir pra estar sempre cativando novos leitores?
Gustavo Carrera: A chave para cativar os leitores é ter um conteúdo diferenciado e sempre atualizado. Se você não atualizar seu blog pelo menos 3 x por semana, muita gente acaba perdendo o interesse e você acaba ultrapassado por outros blogs que estão a todo vapor com novos posts. Seu eu tivesse mais tempo e se blogar fosse uma atividade rentável, eu me dedicaria a colocar mais material no blog, mas como trabalho, estudo, namoro e tenho uma vida social tento me policiar para colocar ao menos 3 novos posts em dias úteis. Até o momento tem funcionado.
Thiago de Paula: Obrigado Gustavo e Sucesso para seu Blog.